
FISIOTERAPIA PÉLVICA
O QUE É A FISIOTERAPIA PÉLVICA?
É uma área de especialização da fisioterapia que tem como objetivo avaliar, tratar e prevenir disfunções pélvicas através de diversas técnicas manuais, simples e indolores, de modo a promover uma melhor qualidade de vida a todas as mulheres.
O que fazemos numa consulta de Fisioterapia Pélvica?
Na consulta avaliamos a mulher como um todo, desde a postura, respiração, mobilidade pélvica, abdominal, diafragma, cicatrizes e pavimento pélvico. Após o diagnóstico, é prescrito um tratamento especializado e adequado às necessidades de cada mulher.
Quando devo procurar um especialista em Fisioterapia Pélvica?
Em qualquer fase e idade da vida da mulher, por curiosidade ou simplesmente para perceber se está tudo bem, porque pode ter uma disfunção e não ter sintomas. No entanto, existem 4 fases da vida da mulher que precisam de especial atenção:
-
Adolescência: quando inicia a sua atividade sexual ou se sentir que tem dores ao colocar um tampão.
-
Gravidez: a partir da 12ª semana, para preparar o seu corpo para o parto, ter consciência do seu corpo, promover um melhor controlo, prevenir disfunções no pré e pós-parto e potencializar um parto mais ativo e saudável.
-
Pós-parto: se foi parto vaginal ou cesariana. Será feita uma avaliação do corpo todo após o parto para tratar qualquer disfunção atempadamente. No pós-parto, a fisioterapia pélvica vai promover uma rápida recuperação da diástase, tratar cicatrizes, reajustar a respiração e o controlo abdominal, melhorar a sua forma física e emocional, assim como a sua autoestima e confiança.
-
Menopausa: com o avançar da idade, o sistema hormonal da mulher sofre alterações, que se manifestam em todo o seu corpo.
Sintomas a estar atento e que podem indicar a necessidade de marcar uma consulta de Fisioterapia Pélvica:
-
Perdas de urina – sente que perde algumas gotas de urina ao espirrar ou tossir? Ou mesmo quando está a lavar as mãos e sente uma vontade súbita de ir ao WC? Estes são sintomas que poderão indicar incontinência urinária. Marque uma consulta e viva sem medos!
-
Prolapso – sente uma sensação de peso na sua vulva ou algo que esteja a incomodar na região mais íntima ao caminhar? Sente a sua bexiga mais descaída? A fisioterapia pélvica é a primeira abordagem antes de recorrer à cirurgia.
-
Dores nas relações sexuais – ter dores nas relações sexuais não é normal. O sexo deve ser um momento de prazer e não de sofrimento. A fisioterapia pélvica vai ajudar.
-
Dores menstruais – Não acredite quando lhe disserem que ter dores menstruais é normal porque não é! Marque uma avaliação para perceber o que poderá estar a provocar o seu desconforto.
-
Flatus vaginais – sente que dá “puns” nas relações sexuais? Uma sensação de ar a sair pela sua vulva. Pode significar uma disfunção no seu pavimento pélvico.
-
Obstipação – realiza força para evacuar ou está alguns dias sem evacuar? Poderá ter de reajustar os seus hábitos. Saiba quais na sua consulta!
