
Florir Saúde, Cultivar Harmonia
85% dos pacientes da Clínica sentem uma melhoria dos seus sintomas no primeiro ano — onde 77% reduz o número de medicamentos necessários.
Holotus
®
SOBRE
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A medicina tradicional chinesa é um sistema tradicional de cuidados de saúde milenar. As primeiras práticas e conceitos da medicina chinesa foram documentados há mais de 2.000 anos, durante a Dinastia Shang (1600-1046 a.C.), na China. É uma prática de saúde que tenta compreender e resolver as causas subjacentes dos desequilíbrios e surgimento das doenças. Baseia-se numa visão holística do corpo humano e acredita na interconexão entre a mente, o corpo e o meio-ambiente. O objetivo é prevenir e resolver as doenças, enfatizando mudanças na nutrição e no estilo de vida e utilizando técnicas que restaurarem o equilíbrio e previnam ou revertam a evolução da doença, incluindo acupuntura, fitoterapia, massagem (tui na), gua sha, ventosaterapia, moxibustão e dietoterapia.
MEDICINA CHINESA INTEGRATIVA
A medicina chinesa integrativa representa uma evolução do sistema tradicional milenar, incorporando técnicas e conhecimentos da biomedicina moderna. Procura conjugar os princípios ancestrais da medicina chinesa, como a acupuntura, fitoterapia, e massagem tui na, com os avanços tecnológicos e métodos de diagnósticos contemporâneos. Por exemplo, análises biomédicas ao sangue e outros fluidos corporais são utilizadas para obter uma compreensão mais precisa do estado de saúde do indivíduo. Dispositivos modernos de monitoramento e avaliação complementam essas análises, permitindo uma visão mais completa e integrada do paciente.
Na medicina chinesa integrativa, o diagnóstico não se limita à identificação de sintomas, mas também envolve a compreensão das condições bioquímicas e fisiológicas subjacentes. Isso permite desenvolver planos de tratamento personalizados e precisos, combinando técnicas tradicionais com intervenções biomédicas. O objetivo final é um sistema de saúde verdadeiramente holístico que não só trata a doença, mas também promove uma vida saudável e preventiva, adaptando-se às necessidades individuais de cada paciente.
Dra Catarina Rodrigues
Especialista de medicina chinesa, a Dra Catarina Rodrigues sempre se questionou sobre as doenças psicossomáticas, os motivos de adoecermos, por que algumas pessoas sofrem mais do que outras e se isso é inevitável. Motivada por problemas de saúde pessoais e de seus entes queridos, encontrou muitas respostas na medicina chinesa. Concluiu os cinco anos do curso em medicina chinesa pela Universidade de Medicina Chinesa (UMC), fundada pelo Dr. Pedro Choy e segue formação contínua através de diversos cursos, com o objetivo de ampliar constantemente o seu conhecimento e aprimorar a sua eficácia clínica. Em 2019, após a formação na Yo San University de Los Angeles, embarcou na aventura de trabalhar com acupuntura em ambiente de navios de cruzeiros. Continua a desenvolver o seu trabalho terapêutico em diversas áreas da medicina chinesa, principalmente no tratamento de problemas de saúde crónicos, entre os quais neurológicos, musculoesqueléticos, dor, transtornos emocionais, problemas dermatológicos e apoio à fertilidade.

MISSÃO
emerge da fusão das palavras "holos" e "lotus". "Holos", do grego, significa "inteiro" ou "o todo", refletindo a ideia de que a saúde é multifacetada, englobando as dimensões física, mental, emocional, espiritual e ambiental. Esta abordagem considera a interação desses fatores tanto no plano de tratamento quanto na gestão geral da saúde. Por outro lado, a flor de lótus destaca-se por ser a única capaz de brotar em ambientes lamacentos, simbolizando assim a capacidade de florir saúde e beleza mesmo sob condições adversas, enfrentando os desafios impostos por stresses internos e externos.
Esta é a missão da Clínica Holotus:
Ajudar todos os seus pacientes a “Florir Saúde, Cultivar Harmonia” do organismo.
Holotus
®